Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Com comprovante

Empresas têm mais 3 meses para instalar ponto eletrônico

Agência Brasil
17 ago 2010 às 20:46

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Carlos Lupi, informou na noite desta terça (17), depois de reunião com dirigentes de sete centrais sindicais, que as empresas terão mais 90 dias para adaptar os equipamentos de ponto eletrônico para a emissão de comprovante dos horários de entrada e saída do trabalho.

A fiscalização iria começar no próximo dia 26, de acordo com a portaria que regulamenta o uso do ponto eletrônico, mas, por solicitação dos próprios representantes dos trabalhadores, a obrigatoriedade do uso do equipamento foi adiada para o final de novembro. Os sindicalistas argumentaram que há necessidade de acordos específicos com as empresas para que a emissão do comprovante "não enfraqueça o poder de negociação" dos trabalhadores, segundo Lupi.

Cadastre-se em nossa newsletter

O ministro disse que a regulamentação do ponto eletrônico (Repe) gerou uma "polêmica sem justificativa", uma vez que o uso do equipamento é facultativo. De acordo com ele, "ninguém é obrigado a usar ponto eletrônico. Só 5% das grandes empresas brasileiras o adotaram. Quem quiser pode continuar usando ponto manual ou mecânico. Acontece é que, com o ponto eletrônico, só existe controle patronal. Queremos que o trabalhador também tenha acesso a esse controle".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo