Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tributação

Energia brasileira é uma das mais caras do mundo

Agência Estado
20 out 2009 às 16:08
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres (Abrace) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgam, nesta quarta-feira (21), uma nova edição da Cartilha de Encargos. O documento mostrará que a tributação é o principal fator que torna a energia usada no país uma das mais caras do mundo. De acordo com a cartilha, os tributos respondem atualmente por 51,6% dos custos médios da energia. Há seis anos, os encargos tributários representavam 11,5 pontos porcentuais a menos, 40,1% dos custos médios da energia.

O documento será divulgada durante o seminário Energia: Fator de Competitividade para o Brasil, que será realizado em Brasília. De acordo com nota divulgada há pouco pela CNI, as duas entidades vão defender a redução dos encargos setoriais sobre as tarifas de energia elétrica como condição essencial para recuperar parte da competitividade perdida pela indústria brasileira pelo excesso de tributação na compra de energia.

Cadastre-se em nossa newsletter

O encontro terá início às 9h, na sede da CNI em Brasília, e serão debatidos temas como medidas para ampliar a diversificação da matriz energética sem onerar o consumidor final e implementação de mecanismos financeiros mais modernos para o setor elétrico.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade