Na manhã desta sexta-feira (14), representantes da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval) lançaram oficialmente a campanha "O Natal está na Sergipe". E diante do contingenciamento da Prefeitura de Londrina, a decoração natalina da cidade este ano deverá contar com a boa vontade dos comerciantes da cidade.
"Trabalharemos o estímulo para que os empresários nos ajudem na decoração da Rua Sergipe e, além de deixarem a cidade bonita em uma data tão especial, contribuam para alavancar as vendas", explicou o diretor comercial da Acil, Angelo Pamplona.
A campanha pretende empenhar recursos na decoração do Museu de Arte (Antiga Rodoviária) no qual será instalada a Casa do Papai Noel. Histórico e incentivar os comerciantes a decorarem seus próprios estabelecimentos. A decoração começará a ser montada no início de novembro, com previsão de abertura oficial no dia 8 de dezembro.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Segundo Roberto Martins, presidente do Sincoval, entidade que vai financiar a decoração no museu, serão investidos cerca de R$ 70 mil no local, que contará com a tradicional casinha do Papai Noel, além de sorteios de brindes e viagens.
"Esta é a primeira vez que nós firmamos uma parceria direta com o comércio neste sentido. Diante da real situação financeira do poder público, que está impossibilitado de garantir a decoração neste ano, nos sensibilizamos e resolvemos empenhar recursos e garantir um Natal bonito aos londrinenses. É claro que gostaríamos de fazer muito mais, mas mesmo diante das limitações de gastos que também enfrentamos, temos certeza que será algo grandioso diante do impacto que vai causar ao comércio e à população", resumiu Martins.
Conforme o diretor de turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Altemir Lopes, o Município não estará de fora da "festa". "Não há dinheiro para investir na decoração, mas a prefeitura vai disponibilizar materiais decorativos que foram guardados de anos anteriores, como árvores de Natal", declarou Lopes.
Ele citou ainda que além do apoio do Sincoval e da Acil, a campanha lançada hoje conta com patrocínio da Sanepar e que os recursos captados serão administrados pelo Londrina Convention Bureau.
"A decoração não será concentrada na Praça da Bandeira, mas haverá um corredor decorado a partir do Museu de Arte, passando por toda a Rua Sergipe", assinalou Lopes, lembrando que o Sesc Cadeião também será decorado com motivos natalinos, além do camelódromo. "Este ano, a prefeitura não se envolveu com dinheiro, mas com tempo e gente, por meio de parcerias com diversas entidades."
Ainda de acordo com Lopes, os comerciantes poderão decorar suas lojas como desejarem. Ele ressaltou que nesta sexta, uma vitrinista que presta serviços ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Londrina participou do evento de lançamento da campanha "O Natal está na Sergipe" para mostrar como os empresários podem criar decorações natalinas usando materiais simples e de fácil acesso. "A ideia central da campanha é: o que se pode fazer sem tirar dinheiro do bolso?", finalizou Lopes.
A programação completa com os dias e horários em que o Papai Noel estará no Museu Histórico, recebendo as crianças, será divulgada em breve.
(Atualizada às 15h51)