Vale a pena pagar uma tarifa para utilizar uma estrada melhor? Essa foi uma das questões debatidas por especialistas em concessões de rodovias no 8 Congresso Brasileiro de Rodovias & Concessões que terminou nesta quarta-feira (14) em Santos.
As concessionárias defendem o custo-benefício dos pedágios que oferecem melhores serviços em comparação ao poder público, incapaz de administrar as estradas e realizar a manutenção das rodovias. "O Estado tem uma tradição em investimento, o que ainda consegue fazer com algumas dificuldades, mas a manutenção daquilo que foi investido é o calcanhar de Aquiles da administração pública. Isso ocorre nas rodovias e em outras estruturas e o serviço na mão do setor privado é a garantia de qualidade para os usuários", defende o diretor da Tectran, Silvestre Puty, que realizou pesquisas no início das concessões paranaenses no final da década de 1990.
Ele afirma que a discussão da tarifa deve levar em consideração as condições das estradas pedagiadas e o serviço oferecidos aos usuários. "Os ganhos operacionais são superiores às despesas com o pagamento dos pedágios, principalmente para os caminhões. A concessão garante a qualidade da rodovia ao longo do tempo com piso regular, condições de segurança, serviço de atendimento mecânico e médico, o que torna mais rápida a viagem, além de diminuir o número de acidentes", argumentou.
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Puty lembrou que um novo estudo foi realizado no Paraná em 2003 com uma análise do sistema ao longo do período de concessões no Estado. "Todos os números sempre mostraram que há um ganho expressivo para o usuário superior ao valor pago. Avaliamos se o custo com o veículo, como combustível, pneus, peças e acessórios, é menor e se justifica o valor do pedágio. Os caminhões ganham mais com isso e no caso do automóvel a conta é mais ou menos equilibrada", analisou.
Questionado pelo Portal Bonde se o pedágio continua sendo uma vantagem no Paraná após mais de 10 de concessão com reajustes da tarifa, Puty respondeu que as pessoas não têm a percepção do ganho, pois não está vivendo a realidade de uma rodovia sem manutenção e em péssimo estado de conservação. "O estudo aponta que vidas são salvas. Vai para outras estradas do país e você vai perceber a diferença",comentou.
"As pessoas não estavam acostumadas a pagar pedágio e achavam que a rodovia é um bem livre. O Brasil estimulou o uso apenas da rodovia, mas ela tem custo, que passou a ser transparente para sociedade", acrescentou.