A Caixa Econômica Federal divulgou na terça-feira (2) um programa de financiamento de cursos de pós-graduação em lato e stricto sensu em que o aluno pode dividir em até 36 meses o valor total do curso (no máximo R$ 30 mil). Hoje, as faculdades particulares permitem o pagamento em até 18 vezes. As informações são da Agência Brasil.
Segundo o superintendente nacional de empréstimo para pessoa física da Caixa, José Humberto Maurício de Lima, o financiamento será vantajoso para o aluno e para a universidade. "O aluno será beneficiado porque vai melhorar a capacidade laboral e produtiva e também será uma oportunidade de ascensão profissional. Além disso, o aluno vai poder conseguir descontos junto à instituição de ensino, porque a Caixa vai pagar à vista o valor total do curso e as prestações serão acessíveis de acordo com a capacidade de pagamento do aluno", afirmou. A taxa de juros para o financiamento será de 2,35%.
O superintendente da Caixa explica que o programa pode beneficiar também as instituições de ensino porque "o financiamento vai reduzir a inadimplência dos alunos, além disso vai antecipar o fluxo de caixa, incrementar o capital de giro e reduzir custos administrativos e financeiros, sejam por tarifas bancárias ou encargos financeiros".
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Para solicitar o crédito, o interessado deve procurar uma agência da Caixa, com documentos de identificação, comprovantes de rendimento e matrícula. Além disso, a Caixa exige que o curso pretendido pelo aluno seja cursado numa instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.