Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comandado pelo CREA

Estudo aponta viabilidade de aeroporto no Norte Pioneiro

Redação Bonde com assessoria de imprensa
20 ago 2012 às 15:26

Compartilhar notícia

- Arquivo/Folha de Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta quarta-feira (22), uma comitiva formada por profissionais ligados à regional Londrina do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR) estará em Jacarezinho para realizar a entrega do Estudo Básico de Desenvolvimento Municipal (EBDM) que aponta a viabilidade técnica para a construção de um aeroporto regional no município.

O estudo será entregue para a prefeita Tina Toneti, para o presidente da Câmara de Vereadores e para os candidatos a prefeito e foi desenvolvido pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEAANP); pela Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e Sebrae.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O gerente regional do CREA-PR, engenheiro eletricista Edgar Tsuzuki, explica que os EBDMs são estudos focados no desenvolvimento dos municípios, nos quais os profissionais do CREA-PR em parceria com entidades de classe formulam diagnósticos práticos apresentados aos gestores públicos apontando caminhos a serem trilhados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


O EBDM de Jacarezinho foi realizado baseado no fato de que o Governo Federal deve lançar ainda este ano um Programa de Aviação Regional que vai apoiar a construção de aeroportos regionais num raio máximo de 100 km de distância. Entre as justificativas para instalação do terminal no município está o fato de a cidade ser polo regional e também situar-se a mais de 150 quilômetros de municípios como Londrina e Bauru, onde estão localizados os aeroportos com voos regulares mais próximos.


Segundo o engenheiro agrônomo Roberto Simões, diretor-presidente da AEAANP, além de ser apresentado às autoridades e candidatos a prefeito locais, o estudo de desenvolvimento também será enviado ao Ministério da Aviação Civil, em Brasília, como material de subsídio para apontar a viabilidade da implantação do terminal em Jacarezinho. "Esse envio ficou combinado após uma reunião realizada em maio, em Brasília, entre a prefeita Tina Toneti e o ministro Wagner Bittencourt", esclarece Simões.

No estudo, a AEAANP, a Amunorpi e o Sebrae levantaram dados sobre o potencial da região de Jacarezinho, sua economia e população a ser beneficiada. "Com base nas informações levantadas, acreditamos que a possibilidade de construção do aeroporto é boa", resume Roberto Simões, destacando também a receptividade do Governo Federal ao projeto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo