O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, disse hoje que os EUA devem apoiar a valorização do dólar. "É extremamente importante que as autoridades norte-americanas digam que o fortalecimento do dólar é de interesse dos EUA", afirmou Trichet durante uma entrevista coletiva.
A declaração do presidente do BCE ocorre alguns dias antes da reunião de cúpula do Grupo dos Oito (G-8) na cidade de L'Aquila, na Itália, e após diversos países mostrarem dúvidas em relação ao papel central do dólar no sistema internacional de moedas.
Trichet comentou também que os bancos comerciais da zona do euro devem limpar os balanços, levantar capital quando necessário e restaurar rapidamente o fluxo de crédito para a economia.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
"Pedimos aos bancos comerciais que reestruturem o mais rápido possível sua situação quando necessário", disse Trichet. "Acreditamos ser favorável que eles estejam se recapitalizando por meios privados onde isto é possível e por meios públicos quando é apropriado."
O presidente do BCE, que administrou um aumento sem precedentes na variedade de garantias aceitas pela instituição para empréstimos realizados aos bancos, recomendou ao setor bancário que repassasse a liquidez para a economia e restaurasse o fluxo de crédito.
"Estamos fazendo muito pelos bancos comerciais com o objetivo que eles financiem a economia real", disse Trichet, acrescentando que os bancos devem "ser capazes de agir conforme sua atual responsabilidade, levando em consideração o suporte que oferecemos." As informações são da Dow Jones.