Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Valorização

EUA têm de reafirmar força do dólar, diz Trichet

Agência Estado
05 jul 2009 às 12:20

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, disse hoje que os EUA devem apoiar a valorização do dólar. "É extremamente importante que as autoridades norte-americanas digam que o fortalecimento do dólar é de interesse dos EUA", afirmou Trichet durante uma entrevista coletiva.

A declaração do presidente do BCE ocorre alguns dias antes da reunião de cúpula do Grupo dos Oito (G-8) na cidade de L'Aquila, na Itália, e após diversos países mostrarem dúvidas em relação ao papel central do dólar no sistema internacional de moedas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Trichet comentou também que os bancos comerciais da zona do euro devem limpar os balanços, levantar capital quando necessário e restaurar rapidamente o fluxo de crédito para a economia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


"Pedimos aos bancos comerciais que reestruturem o mais rápido possível sua situação quando necessário", disse Trichet. "Acreditamos ser favorável que eles estejam se recapitalizando por meios privados onde isto é possível e por meios públicos quando é apropriado."


O presidente do BCE, que administrou um aumento sem precedentes na variedade de garantias aceitas pela instituição para empréstimos realizados aos bancos, recomendou ao setor bancário que repassasse a liquidez para a economia e restaurasse o fluxo de crédito.

"Estamos fazendo muito pelos bancos comerciais com o objetivo que eles financiem a economia real", disse Trichet, acrescentando que os bancos devem "ser capazes de agir conforme sua atual responsabilidade, levando em consideração o suporte que oferecemos." As informações são da Dow Jones.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo