Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Na quarta

Evento discute mudanças de Imposto de Renda para empresas

Redação Bonde com assessoria de imprensa
04 mai 2012 às 16:42

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Ernst & Young Terco realiza na próxima quarta-feira (9), na Amcham, mesa-redonda para esclarecer os empresários sobre as mudanças na Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), cujo prazo de entrega se encerra no dia 29 de junho.

Segundo o sócio da área tributária da Ernst & Young Terco em Curitiba, Enéas Moreira, o fisco vem aprimorando cada vez mais o volume de informações com o objetivo de avaliar impacto na arrecadação e na fiscalização. "A Receita Federal
detalhou alguns campos da DIPJ que exigem atenção dos profissionais, especialmente no que se refere às diferenças entre a contabilidade fiscal e a societária decorrentes da implantação do IFRS (International Financial Reporting Standards) e RTT (Regime Tributário de Transição)", avalia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um dos cuidados refere-se ao lançamento de outros custos e despesas, sendo recomendável prestar essas informações nas linhas apropriadas. "Evite as informações "fechadas" nas linhas de "Outras Despesas Operacionais", porque isso dificulta o trabalho da fiscalização e pode gerar questionamentos posteriores", afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Segundo profissionais da Ernst & Young Terco, uma série de cruzamentos é efetuada pela Receita Federal a fim de confrontar informações lançadas DIPJ, como compras e importações no período, receitas de vendas ou revendas, saídas para fins de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), entre outras.

Publicidade



Outro aspecto importante diz respeito à correta composição dos saldos negativos de IRPJ e CSLL. Qualquer falha na discriminação das deduções pode ocasionar questionamentos fiscais, prejudicando a utilização do saldo negativo para compensação com débitos de tributos administrados pela Receita Federal.


"Outra dica é verificar se a empresa está utilizando todos os benefícios e incentivos fiscais previstos na legislação do IRPJ e da CSLL, como depreciação acelerada incentivada, inovação tecnológica e bônus por adimplência fiscal. Mesmo que os valores não tenham sido aproveitados nas apurações ao longo do ano, podem ser indicados na DIPJ, gerando economia fiscal", ressalta.

Serviço
Mesa-redonda DIPJ 2012
Data: 9 de maio
Horário: 8h às 11h45
Local: AMCHAM (R. João Marchesini, 139 – Prado Velho)
Entrada gratuita com vagas limitadas
Informações: (41) 3593-0704 ou pelo e-mail [email protected]


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo