A Sercomtel traz a Londrina nesta quinta-feira (13), o Vice-Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) do Departamento de Ciências e Tecnologia do Comando do Exército, General de Divisão Antonino dos Santos Guerra Neto.
Ele vem para falar sobre o projeto SISNACC - Sistema Nacional de Comunicações Críticas – uma rede estratégica de radiocomunicações para a proteção pública e suporte a desastres. A implantação deste projeto permitirá a interligação e compartilhamento das comunicações entre as Forças Armadas e de agências governamentais como Secretarias de Segurança Pública, Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência, Receita Federal, Polícia Federal, Departamento Penitenciário Nacional e Defesa Civil.
O General Santos Guerra é um dos responsáveis pela elaboração e condução do SISNACC, que está sendo discutido por vários setores governamentais e sociedade civil. Como Londrina é um pólo de TI a Sercomtel fez questão de trazer o debate para o Paraná, com apoio do Governo Estadual.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A palestra será no auditório do IAPAR, às 14h, com o tema – "SISNACC – Proposta de uma Comunicação Segura para o Brasil". Participam da abertura do evento o prefeito Alexandre Kireeff, representantes do Governo do Estado, da Assembléia Legislativa e Câmara Federal. A Sercomtel fará transmissão ao vivo do evento através do site www.sercomtel.com.br/sisnacc/aovivo.html
O projeto
O SISNACC prevê a implantação de um sistema de comunicação interligado entre as agências governamentais com rede exclusiva e padronizada, com o objetivo de concentrar as demandas na área e atendê-las com mais agilidade e maior segurança.
O projeto está sendo concebido para estabelecer um padrão nacional de comunicação entre os órgãos envolvidos alinhando as várias tecnologias em uma única plataforma. O principal objetivo é que agentes de segurança e fiscalização possam se comunicar em tempo real e com baixo custo, possibilitando a melhoria dos serviços prestados à sociedade.
O planejamento inicial abrangerá 27 estados brasileiros, em municípios com população superior a 20 mil habitantes e nas regiões de fronteiras.
Com uso de tecnologia avançada, integrando sistemas de transmissão de dados e voz, a comunicação entre as agências governamentais participantes será unificada, garantindo confiabilidade e ação praticamente imediata dos órgãos envolvidos diante de catástrofes, situações de emergência, grandes eventos e diante de episódios que perturbem a ordem pública. Este compartilhamento de informações e alta capacidade de transmissão são estratégicos para respostas rápidas e eficazes.
O SISNACC vem sendo testado em episódios nacionais que exigem o compartilhamento de informações entre os órgãos governamentais que lidam com as comunicações críticas – aquelas que não podem ser interrompidas.
Numa ação de combate ao crime, por exemplo, policiais civis e militares dos estados e Polícia Federal poderão trocar informações em tempo real, tornando o trabalho mais eficiente. O SISNACC também será utilizado no monitoramento de grandes eventos, como já aconteceu na Copa do Mundo, Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude e Visita do Papa ao Brasil.
A implantação do SISNACC possibilitará ainda melhoria do sistema de segurança em áreas de divisas de todo território brasileiro – dando suporte e apoiando o SISFRON - Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras.
O evento em Londrina marca a disposição do Paraná em ser um dos Estados pioneiros na implantação do projeto.