O secretário do Tesouro Americano, Timothy Geithner, disse nesta terça-feira (4) à rede CNN que a economia americana conseguirá evitar a recessão, mas apenas se os líderes da zona do euro e o Congresso agirem para sustentar o crescimento. "Depende muito do que eles fizerem na Europa, mas também depende da nossa habilidade de fazer com que o Congresso aja a favor de um crescimento forte nos EUA", disse Geithner na entrevista.
Pressionando o Congresso a passar o projeto de lei do governo sobre empregos, Geithner disse que também há necessidade de lidar com a saúde fiscal americana a longo prazo. Mas ressaltou que, desde que a agência Standard & Poor's rebaixou o rating da dívida dos EUA, as taxas de juros caíram e o país está muito mais forte. Os investidores "basicamente acreditam que os EUA vão fazer a coisa certa no final, temos que nos certificar de fazê-lo no tempo certo", disse.
Sobre a Europa, o secretário afirmou que as autoridades já tomaram as "principais decisões" necessárias para garantir que a zona do euro não quebre e melhore a coordenação fiscal, mas não colocaram em prática a capacidade financeira para que funcionem. Geithner ainda disse que acredita que a zona do euro fará o necessário, mas apontou que as autoridades precisam agir com mais rapidez e força.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
As informações são da Dow Jones.