O Brasil é o segundo maior fabricante de biscoitos do mundo e um dos maiores exportadores do produto. Dados da Associação Nacional da Indústria de Biscoito (Anib) apontam que, em 2011, a produção nacional foi de mais de 1,2 milhão de toneladas. Em relação à exportação, a Associação informa que, em 2011, o Brasil exportou 4% do volume produzido – isso representa um total de 50 mil toneladas, uma soma de U$ 118 milhões.
O Porto de Paranaguá exporta parte da produção nacional de biscoitos. Este ano, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), foram exportadas 158 toneladas de biscoitos pelo Porto de Paranaguá. Esse volume foi fabricado no próprio Paraná e gerou uma receita de U$ 311, 5 mil. Os principais destinos desses produtos foram Angola, Líbia e Cuba.
No ano passado, pelo porto paranaense, foram 383 toneladas de biscoitos exportadas, somando U$ 685 mil em receita. Em 2011, o principal destino da carga – exportada em contêineres – também foi Angola, seguida da Austrália e Panamá. Nos anos anteriores, além desses países, os biscoitos paranaenses foram destinados a Zâmbia, República Dominicana, Nova Zelândia, África do Sul, Moçambique, Venezuela e Portugal.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Para 2012 a expectativa da Anib é que o comércio de biscoitos cresça mais 10% no Brasil. Segundo assessoria de imprensa da Associação, a indústria brasileira espera ampliar o número de países importadores, verticalizando e consolidando os mercados para onde o Brasil já exporta.