As exportações do Paraná aos países do Mercosul subiram 33% no período de janeiro a novembro de 2006 em relação ao mesmo período do ano passado. É o que revelam dados da Secretaria Nacional de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira (8) pela Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul. As exportações paranaenses ao bloco - formado pela Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela - chegaram no período a US$ 1,130 bilhão.
"O Paraná é o único Estado brasileiro que tem uma política pública de integração com o Mercosul", afirma o secretário estadual da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Jacir Bergmann II. "É uma ação de união de esforços que tem garantido uma relação cada vez mais efetiva de intercâmbio de produtos, projetos e serviços".
O secretário lembra ainda que os países do Mercosul concentram uma população estimada em 220 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de aproximadamente US$ 1,3 trilhão. "A participação do Mercosul nas exportações paranaenses já ultrapassa 12%", aponta.