As exportações da indústria de móveis do Paraná aumentaram 14,64% em 2006 em relação ao ano anterior, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (12) pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). De acordo com o levantamento, o Estado foi o único do Sul do Brasil que apresentou crescimento no setor. O Paraná abriga um dos maiores pólos de indústrias de móveis do Brasil.
Os dados da Abimóvel apontam ainda que o faturamento global da indústria moveleira no país em 2006 cresceu 17,27%. Para 2007, a expectativa do setor é de um aumento ainda maior. "Se forem mantidas as condições econômicas internas e externas, devemos ter um índice de crescimento superior ao de 2006", avalia o presidente da entidade, José Luiz Diaz Fernandez
A Associação Brasileira informa também que, no país, o resultado das exportações ficou abaixo do apresentado pelo Paraná. Segundo os dados apurados pela entidade durante a Feira do Mobiliário, em Arapongas, no Norte do Paraná, um dos maiores pólos moveleiros do país, as exportações do Brasil do setor caíram 4,56% em 2006 em relação a 2005.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A queda nacional, segundo os organizadores, ocorreu em função do câmbio desfavorável. Ainda assim, destaca a Abimóvel, a balança comercial do setor em 2006 é positiva, com um saldo de US$ 819 milhões. Ou seja: as exportações superaram as importações. "Significa que o setor moveleiro continua a contribuir para o superávit comercial brasileiro", destaca Fernandez.