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Primeiro trimestre

Exportações dos municípios do PR crescem 16,63%

Agência Estadual de Notícias
03 mai 2010 às 14:23

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Diversos municípios paranaenses elevaram as exportações durante o primeiro trimestre de 2010. Com vendas totais de US$ 2,5 bilhões em três meses, o Paraná teve alta de 16,63% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Araucária e Maringá tiveram as maiores altas registradas, enquanto Paranaguá, São José dos Pinhais e Curitiba seguem na liderança entre os maiores municípios exportadores.

Entre os dez principais municípios exportadores do Estado, as principais elevações foram em Araucária, com crescimento de 123% nas vendas internacionais, seguida por Maringá (68%), São José dos Pinhais (63%), Telêmaco Borba (29%), Cascavel (26%), Curitiba (12%) e Paranaguá (6%). No mesmo ranking, algumas cidades tiveram queda na comparação com o trimestre do ano anterior, como Ponta Grossa (-28%), Londrina (-9%) e Palotina (-8%).

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Já em volume de exportação, o ranking segue pela ordem com Paranaguá, São José dos Pinhais, Curitiba, Araucária, Maringá, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Cascavel, Londrina e Palotina.

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Para o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, os dados da balança comercial apontam diversidades entre os municípios exportadores. "Em Maringá, a cadeia do agronegócio é altamente explorada, com grãos e demais produtos primários no topo das vendas. Em Curitiba, destacam-se os produtos com maior valor agregado, de tratores a automóveis, entre outros".

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Moreira Filho acrescenta que o governo do Estado tem feito esforço em aumentar as exportações de produtos manufaturados, fortalecendo a cadeia produtiva destes produtos a todos os pontos do Paraná. "Londrina é um exemplo disto, onde café, grãos e carnes são vendidos no mercado internacional como produtos já industrializados".


Mercado externo

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Outro ponto de contraste, ao comparar as regiões estaduais que vendem no mercado externo, é o destino das exportações. A Holanda é o país que mais compra produtos de empresas curitibanas, com alta de 251% na comparação com 2009. Alemanha, Argentina, Chile e Estados Unidos seguem na lista. Sobre blocos econômicos, a União Europeia comprou US$ 125 milhões de produtos vindos de Curitiba, o que responde a 37,18% do total das vendas da capital do Estado e alta de 59% no comparativo com o trimestre de 2009.


Em Maringá, a China representa 44% das exportações do município do Noroeste. Em três meses foram vendidos US$ 74 milhões em produtos para o mercado chinês, uma alta de 145% sobre mesmo período do ano passado. Índia, Irã, Taiwan e Japão também são destaques. Atualmente, o mercado asiático é o principal bloco de destino de produtos de Maringá, com 70% de participação e 82% de alta sobre o ano passado.

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Produtos - Entre os produtos que contabilizaram incremento nas exportações no primeiro trimestre de 2010, em todo o Paraná, destacam-se a soja em grão - com participação de 23,24% do total das vendas estaduais -, frango congelado, óleo de soja, automóveis, açúcar e trigo.


Cadeia automotiva

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São José dos Pinhais é destaque no setor automotivo, sendo todos os dez principais produtos vendidos parte da cadeia automotiva. Em Araucária, combustíveis e lubrificantes representam 43% das vendas da cidade, um índice de 142% acima do mesmo período em 2009.


Em Ponta Grossa, município com maior queda no período sobre o ano passado, a explicação está relacionada à queda nas vendas de produtos do complexo soja – setor que apresentou queda de 40,45% em todo o Paraná, durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano. A partir de março a soja recuperou o posto de principal peso nas exportações estaduais.


De acordo com análise da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a queda das exportações de Ponta Grossa e região se deve ao atraso das exportações de soja em relação a 2009. Nos próximos meses, a previsão é de que valores voltarão aos registrados em 2009.

Para a coordenadora estadual de Assuntos Internacionais e do Mercosul, Fabiana Moser, o ano de 2010 está sendo caracterizado pela recuperação gradativa de mercados. "Rodadas de negócios, missões comerciais e políticas públicas para o fomento de novos exportadores vão gerar novas parcerias e estímulos para as empresas de todo o Paraná", declara.


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