Será aberta nesta sexta-feira (31) a 10ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial da Região de Cornélio Procópio – uma das principais feiras do gênero do Norte Pioneiro e que espera atrair mais 100 mil visitantes até o dia 9 de setembro.
A feira no Parque de Exposição Artur Hoffigm tem estandes de estabelecimentos comerciais e industriais do Norte Pioneiro. A agenda de leilões, em especial de nelore e caprinos e ovinos, faz parte da programação. "O crescimento deve ser maior nos leilões de ovinos e caprinos. E os leilões de nelore vão mostrar a consolidação da raça, que é a que está vendendo bem e proporcionado o acesso à genética de qualidade", disse o presidente da Sociedade Rural de Cornélio Procópio, Wilson Roberto da Costa.
Segundo a Agência Estadual de Notícias, estão expostos 800 bovinos das raças nelore, nelore mocho, brahma e limousin, além de 360 ovinos e caprinos. Do setor industrial, grandes revendas de tratores e implementos agrícolas de porte nacional estão presentes, além de concessionárias de veículos e revendas de motos. No fim de semana, os visitantes poderão assistir a três shows artísticos.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Outra atração é o Espaço Rural, voltado para pequenos produtores. O espaço, instalado em uma área de um hectare, tem 17 estandes da agricultura familiar. Entre as demonstrações do IAP estão programas de mata ciliar e educação ambiental.
A Emater e Secretaria da Agricultura mostram práticas de produção de 16 variedades de café, de hortaliças e legumes, de oito tipos de banana, de seis espécies de citros, de abacaxi e floricultura. Também serão mostradas técnicas para produção de biodiesel e, na pecuária, criação de bovinos, caprinos, galinha caipira, peixes e bicho da seda. O espaço também terá mostras de artesanato.
Os três órgãos têm disponível um pavilhão para palestras técnicas. Estão programadas palestras sobre Alimentação de Bovinos de Leite, Viabilidade Econômica da Cultura da Banana, Cultivo Florestal de Pinus e Eucalipto e Licença Ambiental. Nos 23 municípios da região de Cornélio Procópio, 112 empreendedores agroindustriais devem ofertar 230 itens na feira.