O sonho de grande parte das pessoas que trabalha como empregado é tornar-se dono do próprio nariz. Um dos caminhos para o abrir um negócio são as franquias. Mas para acertar na escolha é preciso buscar muita informação, inclusive com participação em cursos e palestras antes de decidir pela assinatura do contrato. Não basta apenas ter dinheiro para investir. É necessário ter uma boa dose de aptidão, perfil adequado e dedicação.
Outra dica é buscar informações com pelo menos três franqueados da marca para verificar se eles têm atendimento e assistência do franqueador. Às vezes, quem tem uma franquia acaba com uma carga horária de trabalho maior do que o empregado com carteira assinada. Há que se levar em conta ainda as taxas de royalties e de propaganda que ficam, em média, entre 10% e 15% do faturamento bruto.
O assunto é tema da 9 Franchising Fair - Feira Nacional de Franquias que começou ontem e termina amanhã no Centro de Eventos da Fiep, em Curitiba. Há opções nas mais diversas áreas como alimentação, cosméticos, ensino profissinalizante, cursos de informática, idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes, lazer, medicamentos, máquinas, acessórios, equipamentos entre outros.
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É possível investir em franquia a partir de R$ 18 mil. Esse é o caso da marca Uniclean Brasil Express, de Brasília que trabalha com higienização, limpeza e impermeabilização desde sofás até bichos de pelúcia. Já são quatro franqueados, entre eles, Maurício Bellé. Ele contou que o faturamento médio é de R$ 5 mil e não são cobrados royalties e taxa de publicidade. ''Consegui o retorno do investimento em seis meses'', contou. A atividade não tem necessidade de ter um ponto comercial.
Outra marca presente na feira que está prestes a tornar-se uma franquia é a Boutique de Rua. Há pouco mais de um ano o casal Fabiane e Roberto Ploposki, começaram a vender roupas em uma van toda estilizada com os produtos colocados todos em cabides como uma loja, com direito a provador e espelho para os clientes. A loja móvel oferece pelas multimarcas com preços que variam de R$ 29,90 a R$ 199,00. ''O nosso diferencial é atender no local onde o cliente está'', disse ele.
Hoje, a marca tem 80 clientes fixos. A van é levada até empresas, restaurantes, salões de beleza e condomínios para a comercialização dos produtos. A franquia tem custo de R$ 250 mil (incluindo o veículo e o primeiro estoque), a taxa de administração e serviços é de 5% sobre o faturamento bruto e o fundo publicitário de 2% também sobre o faturamento bruto.
Uma das novidades na área de saúde é a BCU (Banco de Cordão Umbilical) fundada há 12 anos e com sede no México. Hoje possui mais de 200 mil amostras armazenadas e cerca de 8.600 transplantes realizados. No Brasil, a marca está presente em 18 Estados. A franquia tem valor de R$ 55 mil.
Segundo o diretor da feira, Ademar Pahl, hoje o Paraná reúne 6% das unidades franqueadas no Brasil, está em quarto lugar no ranking nacional, além de ser a sede de 8% das matrizes das marcas franqueadoras. O estado fica em terceiro lugar entre as outras unidades da Federação.
Em 2009, o setor alcançou um faturamento de R$ 63 bilhões e um crescimento de 14,7% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Surgiram também 264 novas redes, um aumento de 19,1%, totalizando 1.643 marcas à disposição de pequenos, médios ou grandes investidores.