A Ferroeste, empresa do Governo do Estado, abriu concorrência pública para empresas interessadas em construir instalações de transbordo ferroviário e armazenagem provisória de cargas no terminal da Cascavel. O edital (03/2013) está disponível no site www.ferroeste.pr.gov.br, e a abertura das propostas será em 16 e 17 de dezembro.
A permissão onerosa de uso das áreas permitirá que as empresas construam seus próprios terminais. No fim da vigência dos contratos, as instalações e investimentos realizados reverterão ao patrimônio da ferrovia. No leilão, serão selecionadas as propostas de maior oferta entre os interessados qualificados.
A Ferroeste espera arrecadar pelo menos R$ 12,6 milhões na contrapartida pela ocupação dos oito lotes, que correspondem a 359.685, 41 metros quadrados. Os lotes estão distribuídos nas seguintes áreas: graneis líquidos (dois lotes); terminal de contêiner (dois lotes); e setor industrial e graneleiros (quatro lotes).
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A ocupação das áreas, através da seleção de propostas, visa atrair investidores privados que tenham interesse em expandir seus negócios no Oeste do Paraná. Esses contratos, quando assinados, também irão viabilizar o aporte de recursos financeiros para a empresa.
As empresas vencedoras da licitação, entre outras providências, devem elaborar os projetos e providenciar a construção das instalações de transbordo e armazéns de cargas para suas atividades. O contrato é por 25 anos, prorrogáveis.