Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Economia mundial

FMI: Deterioração do crédito está se alastrando

Agência Estado
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirma que o sistema financeiro mundial continua sob estresse severo, atingindo economias emergentes e avançadas, sendo que o declínio econômico ganhou fôlego, resultando na "deterioração dos riscos macroeconômicos". No Relatório de Estabilidade Financeira Global (GFSR, na sigla em inglês), que não contém os dados sobre os PIBs mundiais, que serão divulgados apenas amanhã, o FMI antecipou que a "projeção para o crescimento econômico global para 2009 foi ajustada acentuadamente para baixo para o ritmo mais lento em pelo menos quatro décadas".

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

"Como resultado da piora da perspectiva econômica mundial, a deterioração do crédito está se alastrando para ativos de maior qualidade e tornando-se mais espalhada entre setores e regiões", afirmou o conselheiro e diretor do Departamento Monetário e de Mercado de Capitais, José Viñals.

Continua depois da publicidade

Diante desse panorama delineado, o FMI novamente exorta a comunidade internacional a aprofundar as medidas coordenadas no mundo. O Fundo cita iniciativas do G-20, o aumento dos recursos para seus próprios cofres que foi acertado no encontro de cúpulas realizado em Londres, e diz que, apesar das iniciativas mundiais serem "sem precedentes", não evitaram a espiral negativa que passou do setor financeiro para a economia real. E, com objetivo de impedir um aumento desses efeitos, o FMI diz que é preciso medidas mais vigorosas, focadas e efetivas para "estabilizar o sistema financeiro". Uma condição necessária para uma recuperação durável, reitera Viñals, é "curar o sistema financeiro" e restaurar a confiança no mesmo.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade