Empreendedores formais e informais do distrito de Warta, na região norte de Londrina, poderão participar da segunda edição do Atendimento Itinerante, marcado para a próxima segunda-feira (14) na praça Padre Aurélio Basso, no centro do distrito.
"É importante que as pessoas da região que estiverem interessadas compareçam na abertura do evento e agendem seu horário, para que possam participar dessa ação", orienta o agente de crédito da Fomento Paraná na Sala do Empreendedor, Kia Santana. O evento começa às 10h e vai até às 17h.
Dados do final de setembro indicam que Londrina conta com 14.653 Micro Empreendedores Individuais. "É um público grande, que possui vários direitos e pode ter acesso a muitos benefícios. Essas informações estão disponíveis na Sala do Empreendedor, onde estão concentrados órgãos e agências, que podem dar essa consultoria" informa o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Pedro Sella. "O que fazemos no atendimento itinerante é levar essa consultoria à comunidade, para tirar dúvidas e oferecer as linhas de microcrédito da Fomento Paraná", diz ele.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
De acordo com Valéria Oliveira, gerente de Qualificação Social e Profissional e Agente de Crédito da SMTER, o atendimento vai apresentar o Microcrédito Orientado, que além de disponibilizar crédito para capital de giro, investimento fixo ou misto, ajuda a planejar e acompanha junto ao empreendedor o desenvolvimento do negócio e a melhor forma de aplicação para o valor financiado.
"O principal diferencial dessa modalidade de crédito, em relação aos bancos comerciais, é o olhar social, que visa o desenvolvimento local por meio do micro e pequeno empreendedor. E isso inclui taxas de juros bem mais baixas que o mercado de 0,67 a 1,15% ao mês", afirma ela. "Para algumas pessoas essa é uma oportunidade de mudança de vida, de tornar-se empreendedor e gerar empregos em sua comunidade", avalia.
Para obter o crédito, Valéria explica que é analisada a finalidade do uso do recurso, o tempo de atividade do empreendimento, e se há alguma restrição bancária, de acordo com as normas do Banco Central. "O microcrédito pode ser obtido tanto por pessoa jurídica como pessoa física. Ou seja, é voltado também para o empreendedor informal, que atua como personal trainner, costureira, sapateiro, ou vendendo produtos, como pães, doces, e outros", explica.
A Fomento Paraná é uma instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado que atua na oferta de financiamento para projetos de investimento de empreendedores formais e informais, de micro, pequeno e médio porte, dos setores da indústria, do comércio e de serviços, em todas as regiões do estado. A instituição também financia obras de infraestrutura e a aquisição de máquinas e equipamentos para municípios, por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano - SEDU.