Não bastou a retirada do ar do comercial da montadora Nissan que debochava abertamente da Ford. Após recorrer à Justiça comum - que obrigou a Nissan a suspender a veiculação da campanha -, a direção da Ford do Brasil foi mais longe. Entrou ontem com uma ação criminal contra a Nissan, com queixa feita na delegacia regional de São José dos Pinhais (PR), onde fica a sede da empresa. A delegacia acatou o pedido.
Há grande descontentamento entre os funcionários da Ford em relação à disputa publicitária. Embora não se pronuncie oficialmente, a companhia entende a Nissan ultrapassou os limites aceitáveis. Por isso, a atual ação atinge não só o presidente da Nissan, Christian Neunier, mas outros diretores da montadora. As alegações incluem concorrência desleal, uso indevido da marca e a ridicularização de funcionários da Ford.
Para valorizar o seu modelo Tiida, a Nissan usou personagens vestidos com jalecos com o logo da Ford que se vangloriam de enganar o consumidor. Eles debocham de quem paga R$ 3 mil a mais ao comprar um modelo Focus, que se equipara ao Tiida: "O luxo todo que eu tenho é do dinheiro de vocês. Pagando preço 1.8 por um carro 1.6."
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Quando saiu a decisão da Justiça, a Nissan do Brasil disse que retiraria o comercial da TV e de seus canais oficiais na internet. Mas o comercial segue em exibição no YouTube, onde já teve 400 mil acessos.
A Nissan e sua agência de propaganda, a Lew, Lara/TBWA, enfrentam constantes questionamentos do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) pelas campanhas produzidas. A agência se defende dizendo que faz uma comunicação bem-humorada para mostrar aos clientes os diferenciais dos produtos da montadora.