A Ford Motor teve queda de 11% nas vendas de veículos nos EUA em agosto, acabando com a sequência de 10 meses de ganhos. A montadora informou que suas vendas atingiram 157.503 unidades no mês, em comparação com 176.323 em agosto do ano passado, quando houve incentivos do governo à compra de carros por meio do programa "Dinheiro por Sucata".
As vendas das marcas Ford e Mercury diminuíram 11% e 23%, respectivamente, enquanto a Lincoln registrou crescimento de 9,4%. As vendas de caminhões aumentaram 5%, as de veículos esportivos utilitários (SUVs) caíram 26% e as de carros recuaram 14%. Os resultados são os primeiros da Ford sem a marca Volvo, que foi vendida há um mês.
A Ford afirmou que sua fatia de mercado cresceu pela 22ª vez em 23 meses. "A Ford continua superando o desempenho geral do setor", afirmou o executivo de vendas da companhia nos EUA, Ken Czubay. A montadora informou também que planeja produzir 570 mil veículos no quarto trimestre deste ano - o que representa o mesmo volume esperado para o trimestre atual, mas é 0,7% menor do que no mesmo período do ano passado.