O grupo canadense Delimax vai investir R$ 32 milhões no município de Cascavel com a construção de uma unidade de nutrição e abate de bezerros. O convênio será assinado nesta quinta-feira (16) na Prefeitura de Cascavel com a presença do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini.
A unidade frigorífica será composta de uma fábrica de ração animal, de confinamento para alojar o bezerro recém-nascido e a unidade de abate do vitelo e cortes, chamados de vitelos de leite. A capacidade inicial do frigorífico será para abate de 500 cabeças por dia, podendo chegar a 1000 cabeças por dia.
Para isso o frigorífico terá que contar com um rebanho de pelo menos 45 mil cabeças em confinamento, afirmou o chefe do núcleo da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento em Cascavel, Piotre Laginski.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Segundo Laginski, o frigorífico canadense optou por se instalar na região Oeste porque está localizada a maior bacia leiteira do Estado, que certamente vai produzir a matéria-prima utilizada por eles. O frigorífico pretende absorver a produção de "machos do leite" de todas as regiões do Estado, afirmou.
O grupo canadense vai adotar uma tecnologia inovadora e beneficiará os pequenos e médios produtores de leite do Paraná, já que o bezerro é na sua maioria descartado. Para o secretário Valter Bianchini, a venda do bezerro ao frigorífico vai proporcionar uma nova renda ao produtor de leite, bem como um produto inédito no mercado a nível nacional.A produção será destinada aos mercados paulista e externo.
A instalação do frigorífico Delimax em Cascavel é fruto de um acordo de cooperação técnica e comercial assinado em 2003 entre o governo do estado do Paraná e o governo canadense. As negociações para o investimento iniciaram no ano passado, com a assinatura de um termo de intenção para construção do frigorífico.