Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sem compromissos

G-20 fracassa ao tentar por fim a crise na Europa

Agência Estado
04 nov 2011 às 14:10

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que os países do G-20 não chegaram a um acordo sobre como o Fundo Monetário Internacional (FMI) poderia ajudar a resolver a crise de dívida da zona do euro.

Segundo Merkel, nenhum país do grupo se comprometeu a investir na Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), o fundo de resgate da zona do euro. A chanceler indicou que os líderes do G-20 concordaram, em princípio, que o FMI e a EFSF poderiam trabalhar juntos, mas como isso será feito ainda é uma incógnita.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A presidente da República, Dilma Rousseff, seguiu o discurso da da chanceler alemã e disse, após o encontro, que não houve uma definição sobre o formato do reforço que deverá ser feito no Fundo Monetário Nacional. Ela informou ainda que não foi discutido o tamanho desse reforço e acrescentou que as medidas serão debatidas por ministros de Finanças, em dezembro. "Não é sucesso absoluto, mas é relativo porque os países da zona do euro deram um passo à frente sobre a forma de enfrentar a crise", disse a presidente. "Não acredito que uma reunião resolva os problemas do mundo."

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


"No próximo período nós vamos trabalhar nas orientações para a EFSF e todos os membros do FMI estão convidados a participar voluntariamente (na EFSF) de uma forma que seja apropriada para eles", disse Merkel. "Acho que nós temos um processo interessante adiante e a discussão ainda não foi concluída", acrescentou.

Merkel informou ainda que o G-20 adotou uma lista de 29 bancos importantes para o sistema financeiro, incluindo dois alemães - Deutsche Bank e Commerzbank. A chanceler não forneceu maiores detalhes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo