Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prejuízos

Geada trará perdas e elevará preço de hortaliças

Redação Bonde e ABr
03 jun 2009 às 15:07
A estação meteorológica de Entre Rios registrou a menor temperatura do ano no estado, -5,4 graus Celsius - Arquivo/Folha de Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Técnicos da Secretaria da Agricultura do Paraná avaliam os prejuízos que as baixas temperaturas e as geadas registradas em praticamente todo o estado na madrugada desta quarta-feira(3) podem causar às lavouras. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, uma massa de ar polar vinda da Argentina provocou a queda das temperaturas em todo o Sul do país.

A estação meteorológica de Entre Rios, distrito rural de Guarapuava, registrou a menor temperatura do ano no estado, -5,4 graus Celsius (ºC). A sensação térmica nessa localidade chegou aos -8,5ºC. Na Lapa, município da região metropolitana de Curitiba, os termômetros marcaram -2ºC e em Pinhais e Curitiba os termômetros chegaram a 0ºC.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o diretor-geral do Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura, Francisco Simioni, nesta época do ano apenas o milho safrinha é suscetível ao frio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Hortaliças


Quanto às hortaliças, ele acredita que haverá perdas e que os preços vão subir nos próximos dias, mas não com a mesma intensidade verificada há dez anos. "A tecnologia está muito avançada, temos sofisticados programas que alertam para a ocorrência de geadas e os agricultores podem se prevenir com bastante antecedência."

O diretor disse que o frio e as geadas não vão afetar a produção de trigo, cujo plantio está em fase inicial, de desenvolvimento vegetativo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade