Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Redução de custos operacionais

General Motors e Peugeot fazem aliança global

Agência Estado
29 fev 2012 às 17:32

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As montadoras General Motors e Peugeot confirmaram hoje a criação de uma aliança global que deve gerar economias substanciais para as duas companhias. Sob os termos do acordo, a GM vai adquirir uma participação de 7% na Peugeot. Além disso, elas vão compartilhar técnicas de fabricação dos veículos, componentes e a criação de uma joint venture mundial para compras. Mesmo assim, ambas vão continuar como companhias separadas e ainda vão competir em muitos mercados.

A GM e a Peugeot esperam que, após cinco anos, a aliança reduza os custos operacionais em US$ 1 bilhão para cada uma, por ano. A aliança vai ser gerenciada por um grupo formado por executivos de cada uma delas. O acordo ainda depende de aprovação das autoridades reguladoras. Os projetos devem entrar em operação no segundo semestre deste ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Essa parceria traz grandes oportunidades para nossas duas companhias", disse Dan Akerson, executivo-chefe da GM. "As sinergias da aliança, acrescentadas aos nossos planos independentes, posicionam a GM para uma rentabilidade sustentável de longo prazo", acrescentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Philippe Varin, CEO da Peugeot, chamou a aliança de "um momento tremendamente excitante para ambos os grupos", que "é rico nos seus potenciais de desenvolvimento". Como parte do acordo, a Gefco, unidade de logística da Peugeot, vai prestar serviço para a GM na Europa e na Rússia.


A entrada da GM na Peugeot deve abrir caminho para a montadora francesa levantar quase 1 bilhão de euros por meio de uma emissão de ações com direito preferencial de subscrição (rights issue). Esse aumento de capital vai ajudar a Peugeot a fortalecer suas finanças e pagar por novos projetos colaborativos.

A família Peugeot, que atualmente detém uma participação de 22,8% na holding da montadora, afirmou que vai participar da emissão de ações, e que deve vender 50% dos papéis a que tem direito nessa nova emissão para a GM. As informações são da Dow Jones.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo