A Gol confirmou hoje, em nota, o interesse em voltar a voar para os Estados Unidos. No último dia 17, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu 14 frequências semanais à Gol para o país. Na mesma data, a aérea recebeu também mais sete frequências para a Venezuela.
"A Gol informa que, como empresa competitiva, está sempre avaliando possibilidades que agreguem resultados ao negócio e benefícios aos clientes. Por esta razão, deu entrada na Anac com uma consulta sobre a disponibilidade de 14 frequências semanais para os Estados Unidos e outras sete para a Venezuela", informou a empresa.
A Gol esclarece que ainda precisa cumprir uma série de exigências legais dos países envolvidos antes de entrar com a solicitação definitiva de voos junto às autoridades. Em sua requisição formal, a aérea deve identificar claramente os aeroportos de origem e destino, a frequência dos voos, os horários, a aeronave específica que utilizará e outros dados técnicos.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Na nota, a Gol afirma que, de posse das "informações pertinentes", fará os estudos técnicos e financeiros para uma avaliação final sobre a implementação dos voos. Depois de receber da Gol o pedido formal explicitando que voos a empresa deseja operar, a Anac ainda levará um tempo para dar o aval. A agência tem levado cerca de um mês para concluir esse tipo de processo, mas não descarta conseguir emitir o sinal verde antes disso.
Caso a aérea não formalize o pedido dos voos no prazo estipulado, a Anac deve cancelar as frequências concedidas. A concessão feita pela Anac mostra que a Gol - que nos últimos anos concentra sua operação no mercado doméstico e em voos para países da América do Sul e do Caribe - já está planejando sua volta às rotas de longo curso.