A companhia aérea Gol encerrou a "fase de testes" das lojas e quiosques para venda de passagens, uma iniciativa voltada à captação novos passageiros. Com oito lojas em São Paulo, a empresa se prepara para estender o modelo para o Rio de Janeiro este ano. Segundo Eduardo Bernardes, diretor comercial da Gol, o modelo também será expandido para mais dois Estados nos próximos meses.
A ideia, como ocorre em São Paulo, é escolher pontos que facilitem o contato com os consumidores da classe C - na capital paulista, as lojas estão, por exemplo, no Largo 13 de Maio, na zona sul, e no metrô da Praça da Sé, na região central. "Em média, 30% das pessoas que fazem compras nas lojas físicas da Gol voam pela primeira vez", diz o executivo. Na média anual da companhia, cerca de 10% são passageiros que fazem seu primeiro voo.
A preferência do consumidor da classe C pelas lojas tradicionais está no didatismo que esse cliente ainda necessita, diz Bernardes. "No setor aéreo, muitos dos termos ainda são em inglês, como check in, por exemplo. Com este público, temos que ser claros e explicar claramente que o check in nada mais é do que o atendimento no balcão."
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A maior parte dos passageiros que procura o transporte aéreo pela primeira vez voa longas distâncias, fica mais tempo no destino e dificilmente viaja mais do que uma vez ao ano. Por isso, diz Bernardes, é possível encaixá-los nos voos realizados nas terças e quartas-feiras, no sábado após o almoço e no domingo antes das 14h, que têm tarifas menores. "A viagem programada também tem preços menores. A recomendação é reservar com pelo menos 30 dias de antecedência."
Em termos de pagamento, a Gol também tenta se adequar às necessidades da classe C. Para este fim de ano, a empresa está parcelando em até dez vezes as compras no cartão de crédito. O programa Voe Fácil permite o parcelamento da viagem em até 36 meses. Mas os juros são altos, de 5,99% ao mês - é possível pagar a metade disso em qualquer linha de crédito direto ao consumidor (CDC). No entanto, diz Bernardes, a ideia da companhia é manter as compras em até 12 vezes. "Eu quero que esse cliente possa viajar uma vez no ano."