Outubro de 2014 registrou 188.626 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor. Isso representa uma tentativa de fraude a cada 14,2 segundos no país. O indicador apontou aumento de 7,1% em relação a setembro de 2014. Em relação a outubro de 2013, houve queda de 15,8%. Na comparação do acumulado do ano (janeiro a outubro de 2014 contra o mesmo período de 2013) houve queda de 6,5% no número de tentativas de fraudes contra o consumidor.
De acordo com economistas da Serasa Experian, o crescimento mensal das tentativas de fraudes em outubro/14 foi reflexo da data comemorativa do Dia das Crianças, aumentando a circulação dos consumidores no mercado e, com isto, elevando a quantidade de alvos potenciais para a atuação dos fraudadores.
Em outubro/14, telefonia respondeu por 68.584 registros, totalizando 36,4% do total de tentativas de fraude realizadas, queda em relação aos 49,3% registrados pelo setor no mesmo mês de 2013. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 59.976 registros, equivalente a 31,8% do total. No mesmo período no ano passado, este setor respondeu por 26,7% das ocorrências. O setor bancário foi o terceiro do ranking em outubro/14, com 42.997 tentativas, 22,8% do total. No mesmo mês de 2013, o setor respondeu por 16,3% dos casos. O segmento varejo teve 13.725 tentativas de fraude, registrando 7,3% das investidas contra o consumidor em outubro de 2014, alta em relação aos 6,2% observados em outubro de 2013. O ranking de tentativas de fraude de outubro de 2014 é composto ainda por demais segmentos (1,8%).
Principais tentativas de golpe
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É comum que as pessoas forneçam seus dados pessoais em cadastros na Internet sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites. Além disso, os golpistas ainda costumam comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas.
Entre as principais tentativas de golpe apontadas pelo indicador da Serasa Experian estão:
1. Emissão de cartões de crédito: o golpista solicita um cartão de crédito usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a "conta" para a vítima e o prejuízo para o emissor do cartão.
2. Financiamento de eletrônicos (Varejo) – o golpista compra um bem eletrônico (TV, aparelho de som, celular etc.) usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima.
3. Compra de celulares com documentos falsos ou roubados.
4. Abertura de conta: golpista abre conta em um banco usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a "conta" para a vítima. Neste caso, toda a "cadeia" de produtos oferecidos (cartões, cheques, empréstimos pré-aprovados) potencializa possível prejuízo às vítimas, aos bancos e ao comércio.
5. Compra de automóveis: golpista compra o automóvel usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a "conta" para a vítima.
6. Abertura de empresas: dados roubados também podem ser usados na abertura de empresas, que serviriam de ‘fachada’ para a aplicação de golpes no mercado.
A Serasa Experian responde diariamente a 6 milhões de consultas, auxiliando 500 mil empresas de diversos portes e segmentos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio, desde a prospecção até a recuperação.
Precaução
Antes de realizar uma venda a prazo, as empresas devem adotar cuidados simples, como:
1ª – Pedir sempre dois documentos originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação);
2ª – Verificar inconsistências nos documentos apresentados. Por exemplo, se a foto é recente, porém a data de emissão do RG é de quando a pessoa tinha 10 anos de idade ou vice-versa.
3ª – Procurar confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência;
4ª – Solicitar ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante;
5ª – Consultar alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado;
6ª – Se a suspeita de fraude for grande e o comerciante não se sentir seguro com a venda, é recomendável pedir que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.