O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, anunciou neste sábado a realização de mais dois leilões para compra de biodiesel. Segundo o ministro, os leilões serão realizados em março e abril, e a previsão é de venda de cerca de 500 milhões de litros.
O anúncio foi feito durante a assinatura de contrato entre a Petrobras e as quatro empresas que venceram o primeiro leilão, realizado em novembro. Nesse leilão, está prevista a venda de 65,3 milhões de litros até o final do ano. A Petrobras gastará R$ 50 milhões para a compra do primeiro lote.
Rondeau destacou que, com essas iniciativas, o governo dá os primeiros passos no programa de incentivo ao biodiesel. "O que ocorre de diferente num programa como esse, do ponto de vista energético, é que o Brasil realmente consolida uma trajetória de exemplo mundial no que diz respeito à utilização de fontes limpas na sua matriz energética".
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Segundo o ministro, enquanto a média mundial de uso de fontes limpas de energia é de 14% do total das matrizes energéticas, no Brasil, 44% da energia consumida é renovável. "O biodiesel é reconhecido internacionalmente como o combustível do futuro", disse.
Agência Brasil