Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Investimento

Governo deve liberar R$ 2,5 bi para estocagem de etanol

Agência Estado
09 mar 2010 às 17:34
Continua depois da publicidade

O governo federal deve liberar ao menos R$ 2,5 bilhões para o financiamento de estocagem de etanol na safra 2010/2011, mesmo valor destinado na safra passada. "O valor é suficiente e deve chegar ao mercado entre maio e junho, quando os estoques começarão a ser formados, porque agora estão baixos", afirmou Manoel Bertone, secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, em entrevista à Agência Estado durante a abertura de Feira de Negócios do Setor de Energia (Feicana), em Araçatuba (SP). "Não vejo um valor maior que esse, já que outras culturas também precisarão de recursos", completou.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Bertone garantiu que o Ministério da Agricultura é favorável ao pedido do setor sucroalcooleiro, feito semana passada, para que o próprio etanol seja dado como garantia da operação de estocagem e que outras garantias, exigidas pelos agentes financiadores, sejam reduzidos este ano. "Na safra passada, durante a crise de liquidez, os bancos dificultaram o crédito, o que prejudicou a tomada de dinheiro pelo setor; esperamos que agora a situação seja mais favorável", explicou o secretário.

Continua depois da publicidade

De acordo com Bertone, os bons preços do açúcar e do álcool deram às usinas, além de uma melhor capacidade de obter crédito, a condição até mesmo de financiar os estoques no início desta safra, antes da liberação dos recursos do governo. "Isso ajuda na estabilidade dos preços, principalmente do etanol", explicou. O secretário avaliou ainda que a expectativa para a safra 2010/2011 de cana é a melhor possível, já que os cenários climáticos mais prováveis apontam para maiores períodos de estiagem, o que favorece a produtividade e a ajuda na colheita da cultura.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade