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Sem acordo

Greve dos bancários segue nesta segunda-feira

Redação - Bonde
09 out 2006 às 11:09

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Segue nesta segunda-feira (9) a a greve dos bancários, iniciada na quinta-feira, com o fim do atendimento nos caixas.

Os bancos oferecem reajuste de 2,85% e participação nos lucros (PLR) de 80% do salário mais R$ 823 fixos, além de R$ 750 nos bancos que tiveram alta do lucro líquido de 20% (ou mais) sobre 2005. Os bancários pedem 7,05%, além de INPC e PLR de 5%, paga de forma linear, um salário mais R$ 1.500.

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No Paraná, dos 24 mil bancários 8 mil paralisaram suas atividades. Até sexta-feira (06), 260 agências estavam fechadas.

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Quem tem conta para pagar e não dispõe de cartão para uso do caixa eletrônico, pode recorrer às lotéricas e até lojas de departamentos que aceitam quitação de diversas contas. Mas, o cliente que precisa sacar dinheiro na boca do caixa deve entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa.

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O cliente que movimenta a conta pela internet ou nos caixas eletrônicos, não deve ser afetado pela paralisação, pois esses serviços devem continuar a funcionar normalmente. Para as pessoas que têm contas atrasadas de tarifas públicas como água, telefone e energia, a Pro Teste aconselha ligar para as empresas e negociar uma forma de pagamento. São contas que podem ser quitadas em qualquer banco, já que o cálculo de multas é acordado com a própria empresa que presta o serviço.


Aposentados e pensionistas podem retirar o dinheiro nos caixas eletrônicos. Mas, aqueles que recebem pela Caixa Econômica Federal só poderão retirar o benefício nas lotéricas. A Pro Teste destaca que a greve não exime os bancos de garantir aos consumidores a prestação dos serviços essenciais. A compensação bancária não pode sofrer qualquer paralisação. Assim, cheques e DOCs terão sua compensação nos prazos normais estipulados pelo Banco Central.

O consumidor que for prejudicado com a cobrança de multa e juros em casos nos quais não teve, de forma alguma, como pagar a conta, deverá responsabilizar o banco. Nesta situação, deve ser formalizada a reclamação, por meio de uma carta para o banco, aos cuidados do gerente e enviada com aviso de recebimento aos Correios, relatando os fatos e requerendo as providências cabíveis. O consumidor pode registrar queixa no Banco Central (0800 992345) e procurar os órgãos de defesa do consumidor.


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