O Núcleo de Proteção ao Consumidor (Procon) de Londrina aplicou uma multa de R$ 284 mil ao site de compras coletivas Groupon Serviços Digitais LTDA. Em agosto de 2011, o site ofereceu um serviço de depilação definitiva com luz pulsada ou retirada de manchas, a ser prestado por Luana Fabia de Andrade, da empresa CD Depila.
Consumidores procuraram o Procon para reclamar que apenas a primeira das três sessões teria sido prestada. O argumento da prestadora de serviço foi de que o aparelho usado na depilação havia apresentado problemas. Em novas tentativas, o telefone oferecido não atendia mais as ligações.
O Procon encaminhou uma carta de informações preliminares ao fornecedor, mas os Correios devolveram a correspondência por endereço inexistente. O Groupon, apesar de ter sido notificado, não apresentou resposta.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Após nova denúncia de que o Grupon estaria oferecendo novamente a oferta, fiscais do Procon verificaram que o fornecedor estava funcionando em local com alvará precário, expirado em 17 de outubro de 2011. Apesar disto, o serviço de depilação definitiva com luz pulsada estava sendo prestado, sem preencher os requisitos legais e normativos para o exercício da atividade.
O valor da multa aplicada deverá ser depositado em favor do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.