Nesta semana, o governador Beto Richa (PSDB) assinou um decreto para desapropriação de uma área no entorno do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. O espaço será utilizado para ampliação do terminal e implantação da terceira pista de pousos e decolagens. Além disso, obras de melhorias estão sendo desenvolvidas nos aeroportos de Londrina, Maringá e Cascavel.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, recentemente, Richa também recebeu e manifestou apoio ao projeto de um grupo de empresários interessados em construir um aeroporto internacional de cargas no município de Tibagi, na região dos Campos Gerais. A previsão é de um investimento de investimento de aproximadamente R$ 3,5 bilhões.
O empreendimento deverá ter quatro pistas e possibilitará que sejam feitos até 7,5 mil pousos e decolagens por ano, com conexões com a Europa, América Latina e Estados Unidos. O projeto prevê ainda 8,8 mil metros quadrados de galpões para armazenagem, oito hangares e poderá operar com qualquer tipo de aeronave, inclusive os novos modelos Airbus 380.