O Grupo Selmi vai construir um centro de distribuição em Rolândia, no Norte do Paraná, a 20 quilômetros de Londrina. A assinatura do contrato para transferência do terreno entre representantes da empresa e da prefeitura local deve acontecer no começo da próxima semana. A área tem 300 mil metros quadrados e se localiza ao lado direito da BR-369 no sentido Cambé-Rolândia. A FOLHA já havia antecipado os investimentos do grupo na cidade vizinha.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Ernesto Nogueira, diz que as obras devem ser iniciadas logo após a assinatura do contrato. Segundo ele, a área construída será de 28 mil metros quadrados.
Nogueira diz que vários municípios haviam oferecido benefícios para a instalação da empresa em suas cidades, mas garantiu que Rolândia foi escolhida por ser um ponto estratégico e por facilitar o transporte nos modais rodoviário e ferroviário. Além do terreno, a prefeitura cedeu a terraplanagem e isenção do IPTU por 10 anos, como permite a lei.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O secretário garantiu que a empresa vai gerar 500 empregos diretos e mil indiretos quando a obra for ativida no próximo ano. Há a possibilidade de dobrar este número em pouco tempo.
A direção do Grupo Selmi evita dar detalhes da negociação. Em nota enviada à FOLHA, a empresa diz que serão investidos cerca de 40 milhões na construção do centro de distribuição em Rolândia e que as operações da fábrica no Jardim Bandeirantes, em Londrina, ''permanecem inalteradas''.
Perfil da empresa
O Grupo Selmi tem 120 anos de existência e atua nos mercados de massas, farinhas especiais, bolos, biscoitos, queijo ralado, café e azeite com as marcas Galo e Renata. A produção mensal é de 25 toneladas, sendo que uma pequena parte (400 toneladas) é exportada para 27 países.
A Selmi tem duas indústrias, uma em Sumaré, no interior de São Paulo, e outra em Londrina. A empresa atende 60 mil pontos de venda em todo o Brasil. Atualmente tem 865 funcionários.