Hong Kong informou hoje que está proibindo a importação de uma ampla variedade de alimentos do Japão, após ter descoberto vegetais contaminados por radiação.
O departamento de Higiene Ambiental e Alimentar de Hong Kong disse nesta quarta-feira que três amostras de vegetais apresentaram contaminação radioativa, enquanto a emissora RTHK revelou que os testes apontaram leituras até dez acima dos níveis seguros. "Três amostras de vegetais estavam contaminadas", disse um porta-voz do departamento, sem entrar em detalhes.
A proibição imposta por Hong Kong se aplica a produtos lácteos, frutas e vegetais de cinco cidades japonesas perto da usina nuclear de Fukushima, que foi atingida por um forte terremoto e um tsunami em 11 de março e, posteriormente, por uma série de explosões e incêndios.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O território chinês é o primeiro governo asiático a impor tal restrição, após os Estados Unidos terem banido as importações de produtos lácteos e itens alimentícios de áreas próximas de Fukushima.
A França pediu à União Europeia (UE) para impor "controles sistemáticos" das importações de alimentos japoneses, enquanto autoridades sul-coreanas disseram estudar uma proibição dos embarques de itens vindos de regiões localizadas perto da usina nuclear. As informações são da Dow Jones.