Na manhã desta segunda-feira (28), o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região esteve, após uma denúncia, no Centro Administrativo HSBC Vila Hauer para evacuar o Bloco 2. Segundo o sindicato da categoria, o banco havia realizado uma dedetização no local, no sábado, e não tomou as providências necessárias para que as instalações fossem arejadas o suficiente, impedindo os funcionários de permanecerem no local para o trabalho.
Ao chegar ao prédio, por volta das 10h30, os dirigentes sindicais detectaram um forte cheiro, que impregnava, inclusive, o sistema de ar condicionado. Vários funcionários estavam passando mal, com sintomas como dificuldades para respirar, tontura, ânsia de vômito e outro sintomas de intoxicação. "Cerca de 30 bancários passaram pelo atendimento no posto médico interno do Centro Administrativo e 15 deles foram encaminhados para hospitais", aponta Edna do Rocio Andreiu, dirigente sindical que trabalha na Vila Hauer.
Com a intervenção do Sindicato, o Bloco 2 foi evacuado logo após a chegada dos dirigentes sindicais. "Se já não bastasse as péssimas condições de trabalho a que os bancários do HSBC são submetidos, o banco ainda os expõem a esse tipo de situação. E o pior que não se trata da primeira vez, o problema já é reincidente", critica o presidente da entidade, Otávio Dias.