O cenário econômico desfavorável, com baixa atividade econômica, continua derrubando os números da inadimplência em Londrina.
De acordo com levantamento da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), os registros de entrada no cadastro de restrição de crédito caiu 18,42% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado.
A queda mensal em junho (contra junho de 2015) foi ainda mais acentuada: 23,70%, a segunda maior do ano – em abril a redução foi de 32,13%.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
"A deterioração da renda do trabalhador, provocada pela perda do poder de compra em função da inflação e a degradação do mercado de trabalho, estão impactando negativamente os indicadores de inadimplência", avalia o consultor da ACIL, Marcos Rambalducci.
Exclusões
A porta de saída do cadastro de restrição também ficou menos movimentada no semestre, mas com diminuição bem mais modesta, de 3,32%.
Porém, o patamar de queda em junho foi bem acima disso, com 15,83%, o segundo maior do ano – em maio este índice chegou a 17,19%.