A inadimplência do consumidor londrinense caiu 15,7% em novembro quando comparado com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2014, o índice fechou com elevação de 3,5% no número de inadimplentes. Os dados são do SPC ACIL.
Para o consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci, a redução de inadimplentes no mês de novembro não significa o aumento do poder aquisitivo do consumidor. "Embora esta informação seja positiva, outra leitura aponta que tal arrefecimento é muito mais em função do desaquecimento geral nas vendas do varejo do que propriamente um reflexo da condição financeira do consumidor, que continua se deteriorando em face do crescente aumento nos preços."
Exclusões
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Segundo informações do SPC ACIL, 8,3% dos consumidores locais conseguiram quitar suas dívidas e retirar seus nomes do sistema de proteção ao crédito. "A entrada do 13º salário e a proximidade dos festejos de final de ano parecem ter incentivado o consumidor a renegociar suas dívidas", informa Rambalducci.
Se considerado o acumulado de 2015, os consumidores que conseguiram ‘limpar’ seu nome atingem a margem negativa de -3,09%.