O número de consumidores inadimplentes em Londrina cresceu 6,8% em julho, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo registro do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).
Em relação ao número de consumidores que pagaram suas dívidas, houve uma pequena melhora de 0,63% na comparação com julho de 2014.
O primeiro semestre se encerrou com uma média de alta na inadimplência de 6,5%, em comparação com os seis primeiros meses de 2014. Em relação ao número de consumidores que limparam seus nomes, houve uma queda de 4%.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Segundo o professor Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL, os resultados apresentados pelo SPC confirmam uma volta à normalidade na tendência de alta da inadimplência nos primeiros meses do ano. "Ficou claro que alta de 25,15% na inadimplência em junho foi um ponto fora da curva", assinala Rambalducci.
Os números do primeiro semestre e de julho confirmam a situação de instabilidade da economia. "É o resultado evidente da crise: elevação do número de pessoas com restrição de crédito, tanto pelas inclusões no cadastro de inadimplentes quanto pela diminuição do número de consumidores que saíram da lista", comenta o professor.