Levantamento divulgado pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) nesta terça-feira (2) aponta queda de 9,67% no número de inadimplentes que ingressaram no cadastro de restrição de crédito em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado.
"Este percentual é mais significativo quando acompanhado de uma elevação no nível de confiança do consumidor, como se tem observado nos últimos dois meses", avalia Marcos Rambalducci, consultor da Acil. Com o último resultado mensal, a queda acumulada nos sete primeiros meses de 2016 alcança agora 17,1%.
Por outro lado, a porta de saída do cadastro de restrição continuou com queda no movimento, a quinta consecutiva. Em julho, a retração foi de 17%, a segunda maior de 2016 (em maio a redução foi de 17,1%).
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
"O resultado revela a degradação da renda do trabalhador e uma das consequências das altas taxas de desemprego verificadas ao longo do ano", analisa Rambalducci. No acumulado de janeiro a julho, o volume de exclusões do cadastro caiu 5,6% em relação ao mesmo período do ano passado.