Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Quarta retração seguida

Índice Cielo de Varejo cai 5,5% em novembro ante mesmo mês de 2014

Agência Estado
15 dez 2015 às 17:02

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) recuou 5,5% em novembro em relação a igual mês do ano passado, após ter recuado 3,3% em outubro na mesma base de comparação, na série com ajuste de inflação. É a quarta retração seguida do indicador na comparação anual.

Diferentemente de outubro, quando o calendário mais favorável minimizou as perdas do mês, em novembro ocorreu o contrário. "A troca de dias dos feriados de Finados e Proclamação da República e dos dias da semana - um sábado a menos e uma segunda-feira a mais na comparação com o mesmo mês do ano passado - tiveram um efeito líquido negativo nas vendas do mês", diz a nota técnica da Cielo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre as regiões, a maior retração foi observada no Norte, com queda anual de 7,1%. O Sul, que liderou as perdas nos meses anteriores, cedeu 7,0%. O Centro-Oeste recuou 5,6%. As regiões Sudeste e Nordeste apresentaram, respectivamente, baixas de 5,5% e 4,2%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Todos os setores que compõem o varejo ampliado registraram queda. Os que comercializam bens duráveis e semiduráveis, que geralmente tem maior tíquete médio e menor frequência de compra, seguem com a maior retração do índice.

Já o grupo que comercializa bens não duráveis, cujo comportamento vinha se mostrando mais resiliente, apresentou desaceleração em novembro, puxado por forte baixa no setor de postos de combustíveis.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo