Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Quarta só neste ano

Indústria moveleira encerra atividades e demite trabalhadores em Arapongas

Samara Rosenberger - Redação Bonde
11 jul 2016 às 09:43

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais uma empresa do setor moveleiro encerrou as atividades na última semana em Arapongas, região metropolitana de Londrina. Cerca de 170 trabalhadores foram dispensados da Fiasini Móveis, cuja sede ficava na rua Jurutau, no Parque Industrial.

De acordo com o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), esta é a quarta empresa que fecha as portas neste ano - as outras são Vamol, Modocasa e Cheville. "Elas já apresentavam dificuldades financeiras há algum tempo, as quais se acentuaram no último ano. As atividades estavam sendo reduzidas nos últimos meses e os sócios chegaram a um acordo de encerrar os negócios", explicou o presidente da entidade, Irineu Munhoz. "A Cheville tinha porte pequeno e era considerada uma fornecedora", acrescentou. Atualmente, 172 fábricas estão em funcionamento na cidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ainda conforme Munhoz, o fator que mais contribuiu para a quebra das indústrias foi a crise econômica brasileira, a exemplo da queda de vendas e consumo. "Isso evidentemente gerou a necessidade de diminuição na produção. A maioria das fábricas readequou-se, o que evidentemente gerou o desemprego, mas foi uma medida necessária para redução de custo. Também houve um aumento expressivo no custo da matéria-prima, mas esse não é principal motivo, já que afeta a todos e a concorrência permanece a mesma".

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


A expectativa é que haja reação no setor até o final deste ano. "Chegamos ao fundo e iniciaremos uma recuperação lenta a partir de agora. Acreditamos que, se o impeachment da presidente afastada for confirmado, o próximo ano será de recuperação", opinou.

A reportagem do Portal Bonde não conseguiu contato com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e Mobiliário de Arapongas (Sticma) até a publicação desta matéria.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo