Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Diz FGV

Inflação anual do carro supera IPC

Agência Estado
08 mar 2010 às 16:37
Continua depois da publicidade

Os gastos do consumidor com produtos e serviços relacionados a automóveis ficaram acima da inflação média no período de um ano encerrado em fevereiro. Levantamento divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que, a variação de preços de 19 itens voltados para o cuidado com o carro foi de 5,03% em 12 meses até fevereiro - sendo que a inflação média no mesmo período, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) foi de 4,72%.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Em seu comunicado, a fundação comentou que, em média, a compra e a manutenção do veículo comprometem 7% do total do orçamento familiar. Este porcentual pode variar, de acordo com a FGV, dependendo do número de veículos que a família possui, e de outros aspectos, como distância percorrida por dia e hábitos de dirigir.

Continua depois da publicidade

Entre os destaques de elevação de preços na lista de produtos pesquisadas pela FGV estão aumentos nos preços de álcool combustível (29,48%); e seguro facultativo para veículos (14,34%) em 12 meses até fevereiro. Já as mais expressivas quedas de preço foram registradas em gás natural veicular GNV (-8,77%) e em automóvel usado (-8,54%).


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade