A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) em fevereiro foi menor do que a variação registrada em janeiro. A pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgada nesta segunda-feira(10), mostra que a taxa foi de 0,38%.
O IGP-DI calculado em janeiro com base em dezembro mostrava que a inflação havia sido de 0,99%. Os índices do mês de fevereiro foram calculados com base nos preços registrados entre os dias 1° e 29.
Segundo a FGV, os Índices de Preços por Atacado também registraram variação menor do que a do mês anterior. Em fevereiro, a variação foi de 0,52%, contra 1,08%. Já o índice relativo a bens finais passou de 0,25% em janeiro para 0,31%. Para essa aceleração, a maior contribuição veio do subgrupo de alimentos in natura, que subiu de –0,63%, em janeiro, para 1,34% em fevereiro.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) não registrou variação e ficou abaixo do valor medido no primeiro mês do ano, quando registrou 0,97%. Isso porque seis das sete classes de despesas do índice decresceram em suas taxas de variação. Contribuíram os grupos de alimentos, em que houve redução de 2,10% para 0,38%. Destaca-se o reflexo dos preços das frutas, que caíram de 6,57% para – 4,27%, e das hortaliças e legumes (de 3,84% para –2,67%).
O grupo de educação, leitura e recreação também contribuiu para desaceleração do IPC. A FGV mostra que os índices caíram para 0,32%, contra os 2,52% registrados anteriormente. Apenas as roupas, no item de vestuário, forçaram o IPC para cima. O grupo registrou acréscimo na taxa de variação, passando de –0,46 % para –0,32%.
O Índice Nacional de Custo da Construção Civil medido em fevereiro registrou variação de 0,40%, acima do resultado do mês anterior, de 0,38%. O principal responsável foi o grupo de materiais que subiu de 0,43% para 0,77% em fevereiro.
Agência Brasil