Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
CNI

Inflação preocupa menos o consumidor, diz pesquisa

Agência Estado
28 jul 2011 às 14:17

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) de julho, calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ficou em 113,2 pontos. Houve uma elevação de 1,3% em relação ao Inec de 111,8 pontos registrado em junho, o que representa maior otimismo entre os consumidores brasileiros. O resultado foi divulgado hoje pela CNI. "Otimismo do brasileiro aumenta após dois meses de estabilidade", avalia a confederação, ao comentar o resultado.

"O crescimento do índice em julho foi causado principalmente pela redução da preocupação dos consumidores com o aumento da inflação", explica o economista da CNI Marcelo Azevedo. Em julho, 61% dos entrevistados disseram acreditar que haverá aumento inflacionário, enquanto em junho esse porcentual era de 69%. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18 de julho, com 2.002 pessoas. Apesar da recuperação frente o resultado de junho, o Inec deste mês ficou abaixo do que foi apurado em julho de 2010, quando atingiu 116,8 pontos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O Inec é composto por seis indicadores. O índice referente à expectativa do consumidor em relação à inflação, que marcava 100,4 pontos em junho, subiu para 108,6 pontos em julho. "O que demonstra perspectivas mais otimistas dos consumidores", destaca a confederação. O indicador relativo à expectativa de desemprego, que havia ficado em 130,6 pontos em junho, caiu para 129,3 pontos este mês. Já o índice sobre a expectativa de renda pessoal, que marcou 112,1 pontos em junho, alcançou 114,0 pontos em julho. O indicador sobre a situação financeira, que havia ficado em 111,7 pontos, no mês passado, aumentou para 113,7 pontos em julho. O índice relativo ao endividamento, que havia ficado em 105,6 pontos em junho, subiu para 106,9 pontos este mês. Já o índice sobre compras de bens de maior valor caiu de 111,9 pontos no mês passado para 110,8 pontos este mês.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC

Todos os seis indicadores de julho deste ano, entretanto, registraram queda em relação a julho do ano passado. "Ou seja, as expectativas para os próximos seis meses acerca de inflação, desemprego, renda e compras são menos otimistas que em julho de 2010", cita documento da CNI sobre a pesquisa. Segundo a confederação, na comparação entre julho deste ano e julho do ano passado, os destaques são o aumento do pessimismo em relação à inflação (108,6 pontos em julho deste ano ante 118,9 pontos em julho do ano passado) e endividamento (106,9 pontos em julho deste ano frente 113,0 pontos em julho do ano passado). A CNI destaca que o indicador de expectativa de desemprego deste mês (129,3 pontos) é o menor desde junho de 2010 (quando havia caído a 126,9 pontos).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo