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Intenção de consumo indica boas vendas de Natal

Agência Estado
01 dez 2011 às 13:55

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A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), indicador calculado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), atingiu 138,3 pontos em novembro, registrando elevação de 2,2% na comparação com outubro. O índice varia de 0 a 200 pontos e o nível de 100 pontos é que divide as classificações de satisfação ou insatisfação. Para a entidade, as famílias paulistanas estão mais satisfeitas em razão da melhora na renda e no emprego e esse cenário mostra que devem ficar menos cautelosas e elevar o nível de gastos nas compras de Natal.

Dentro do ICF, o item Perspectiva Profissional foi o que mais cresceu, subindo 10,1% e chegando aos 145,8 pontos, embalado pela expectativa de criação de postos de trabalho gerada pelas festas de fim de ano e pelo pagamento do 13.º salário.

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O item Renda Atual subiu 4,4% em novembro e chegou aos 152,6 pontos, seguido pelo grupo Emprego Atual, com alta de 3,5% (148,9 pontos). O grupo Acesso a Crédito obteve a maior pontuação do ICF, o que demonstra a facilidade na obtenção de crédito: 159,8 pontos, com alta de 3,1%.

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As famílias, no entanto, ainda se mostram receosas quanto aos gastos atuais. O item Nível de Consumo Atual apresentou a maior queda em novembro (-6,3%), baixando para 98,4 pontos e entrando na faixa de insatisfação. O item Perspectiva de Consumo ainda permanece na área de satisfação, com 135,4 pontos, mas caiu 0,9% em novembro.


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