A fabricante de equipamentos de rede Cisco disse ter expectativa de que o tráfego global na internet mais que quadruplique até 2014, uma vez que cada vez mais pessoas usam a rede para assistir a vídeos e conversar com os amigos online.
A Cisco prevê que o tráfego de internet cresça para 767 exabytes anuais em 2014, com a maior parte do crescimento proveniente de vídeo online. A previsão é ainda 100 exabytes maior do que o nível projetado no ano passado para 2013.
Um exabyte equivale a 1 bilhão de gigabytes. Para ilustrar o tamanho do tráfego esperado, a Cisco disse que ver todo o conteúdo de vídeo circulando pela rede em 2014 levaria cerca de 72 milhões de anos.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A empresa disse que vídeo, incluindo serviços a cabo e internet, corresponderão por cerca de 91% do consumo global de tráfego até 2014.
A Cisco fabrica roteadores e switches que direcionam o tráfego de Internet e é uma das empresas que se beneficiam da tendência de upgrade nos serviços telefônicos que aumentam o uso da internet.
Suraj Shetty, vice-presidente de marketing de serviços da Cisco, disse que o tráfego da rede está crescendo mais rapidamente do que o antecipado há alguns anos. Ele citou os novos eletrônicos e a popularidade de sites como o YouTube e serviços de download de filmes como o da Netflix.
"Olhemos para os dois últimos anos. A economia sofreu bastante pelo mundo. Mas o tráfego de IP na verdade acelerou porque há muito mais pessoas usando vídeo", explicou. "Você vê aparelhos como player de Blu-ray com Netflix e YouTube embutido e o iPad está vindo junto".