Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Irregularidades

IPEM apreende produtos de limpeza no Paraná

Redação Bonde e AEN
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM/PR) concluíram mais duas operações de fiscalização. A Gerência de Pré-Medidos (Gemed) fiscalizou produtos de higiene e limpeza, em todo Estado, durante os meses de fevereiro e março. Já os técnicos da Gerência de Fiscalização de Produtos com a Conformidade Avaliada (Gefis) visitaram 17 estabelecimentos comerciais para fiscalizar estabilizadores.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

De acordo com relatório da Gerência de Pré-Medidos, de um total de 2.551 itens verificados, entre os quais cremes dentais, sabonetes, detergentes de louça e desinfetantes, 11 produtos foram reprovados e autuados por falta quantitativa, e outros três por irregularidade formal na embalagem.

Continua depois da publicidade


O trabalho de fiscalização foi realizado em Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Cascavel. Foram visitados aproximadamente 150 estabelecimentos, onde xampus, cremes dentais, detergentes líquidos e em pó, águas sanitárias, sabões, sabonetes e cremes de barbear, entre outros artigos da mesma área, tiveram exames prévios feitos nos locais.


Os produtos embalados pelo estabelecimento revendedor são pesados na presença do proprietário ou representante da loja. E aqueles produtos de indústrias que apresentaram suspeita de irregularidade foram coletados para os exames nos laboratórios das sedes, pela necessidade de comunicação da data e horário da realização das perícias, exceção de Guarapuava, cujo laboratório passava por reformas no período da Operação.


Reprovados

Continua depois da publicidade


Foram reprovados os seguintes produtos: guardanapo de papel da marca Jully e Amaciante Tot, em Curitiba; desinfetante Veja Citrus, lava louças neutro Minuano, creme dental Menta Campestre Sorriso, sabonete líquido Energia Palmolive e lava roupas Erva Doce Urca, em Maringá; condicionador Darling, gel dental Close-up, gel fixador sem álcool Butterfly e concentrado para amaciante Quimitol, em Cascavel, todos por falta quantitativa, sendo que, em Londrina, não houve reprovação nos exames feitos em laboratório.


No ano passado, em operação semelhante de fiscalização em produtos de higiene e limpeza, de um total de 4.409 itens verificados, foram reprovados 51 produtos por falta quantitativa e oito por erros na embalagem.


De acordo com o gerente de Pré-Medidos, Sergio Camargo, "este ano tivemos uma diminuição no número de autuações, por causa de nossa atuação bastante ativa no ano passado, inclusive porque estendemos a fiscalização por período maior na mesma época".

Já a operação que fiscalizou estabilizadores de energia foi realizada em Curitiba, Cascavel e Londrina e não encontrou irregularidades nestes produtos. Os estabilizadores são equipamentos eletrônicos responsáveis por corrigir a tensão da rede elétrica para fornecer aos equipamentos uma alimentação com energia estável e segura.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade