Começou a verificação dos artigos natalinos postos à venda no comércio de todo o Estado. O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM), por meio de sua sede central em Curitiba e de suas regionais no interior, está fiscalizando produtos específicos de consumo nas festas de fim de ano.
A fiscalização é direcionada a produtos natalinos expostos com maior evidência nos locais de revenda para as festas de final de ano, entre os quais panetones, nozes, castanhas, avelãs, vinhos, espumantes, champanhes, frutas secas e cristalizadas, pernil suíno e tender, entre outros. O objetivo é conferir se o consumidor está levando para casa produtos com qualidade em conformidade. Os técnicos do instituto verificam se as dimensões e o peso dos produtos estão de acordo com o que está detalhado na embalagem.
Inicialmente, os produtos selecionados são avaliados em caráter prévio, com cinco amostras de cada item pesadas no próprio local de revenda. "E em caso de suspeita de irregularidade são coletados para verificação mais apurada nos laboratórios do Ipem, até porque produtos em volume devem ter controle de temperatura e medição de sua massa específica para determinação do valor real quantitativo", explica Sergio Camargo, gerente de Pré-Medidos do Ipem, responsável pela fiscalização.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Algumas amostras já estão sendo examinadas nos laboratórios e deverão ter seus resultados divulgados nos próximos dias.