O Instituto de Peso e Medidas (Ipem) de Londrina encontrou diferença entre o peso anunciado na embalagem e a quantidade real vendida ao consumidor nos estabelecimentos da cidade em produtos consumidos na Páscoa como ovos de chocolate e pescados.
Segundo o gerente regional, Jair Ciquini, a fiscalização começou no início do mês com o objetivo de verificar as medidas dos produtos mais procurados por causa da comemoração da Páscoa em abril.
Entre os pescados, o Ipem detectou diferença de 7,7% a menos no peso do camarão. No ovo de chocolate, a diferença apurada foi de 1,4%.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Ciquini explicou que o produto é recolhido do estabelecimento para análise de pesos, acompanhada pelas empresas responsáveis. "Se a irregularidade for encontrada, a empresa é notificada e tem prazo de 10 dias para apresentar a defesa. Além disso, o responsável também pode ser multado", disse.
Ele também informou que para regularizar a situação, as empresas podem retirar os produtos de circulação ou completar o peso dos itens irregulares.
O gerente ainda destacou a importância da participação dos consumidores na fiscalização. "Na dúvida, ele pode pesar o produto no próprio estabelecimento. Se encontrar a diferença na medida, o consumidor deve denunciar pela ouvidoria do Ipem no 0800-6450102", ressaltou.